Marketing para a área da saúde

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Para fidelizar um paciente, a qualidade técnica da instituição e dos procedimentos, além do atendimento ao cliente, são fundamentais. Mas para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo é necessária a utilização de ferramentas de marketing, algo que gera muitas dúvidas nessa área. Por isso, separamos aqui algumas sugestões de leitura para você que quer se atualizar em marketing para a saúde.

A primeira delas é o livro Marketing em organizações de saúde, que pertence ao conjunto de livros da FGV Management, um programa de educação continuada da Fundação Getúlio Vargas. O livro é bem didático e traça um panorama dos conceitos fundamentais do marketing até o desenvolvimento de um planejamento de marketing tendo como plano de fundo a área da saúde.

Se a primeira faz um panorama geral sobre marketing, nossa segunda sugestão é um livro completo e direcionado para médicos e administradores de hospitais e clínicas, e expõe exemplos práticos de marketing na área da saúde para pessoas que já tem uma compreensão de marketing. O livro Marketing Estratégico para a Área da Saúde é do autor Phillip Kotler, considerado o principal autor de marketing de todos os tempos.

Outra sugestão focada na área é o livro do autor Valdir Borba, Estratégias e Plano de Marketing para Organizações de Saúde. O livro oferece exemplos e conceitos na saúde sem tocar em temas corriqueiros como remuneração, regulamentação e política. Neste livro, o autor consegue tornar as faces complexas de marketing em algo lúdico, à disposição do gestor de organização de saúde, além de um modelo detalhado de como gerir o marketing em uma área tão delicada.

A nossa última sugestão de leitura é ainda mais lúdica e tem como referência a Disney. Isso mesmo: o livro Se Disney administrasse seu Hospital é do autor Fred Lee que, com uma grande experiência nas organizações Disney e no mundo hospitalar, uniu as duas coisas e o resultado é um livro rico de informações e motivos para reflexões. Lee ensina como conquistar clientes e garantir sua fidelidade médica e hospitalar. Um livro destinado a administradores e diretores de hospitais e clínicas, mas também para qualquer médico que administra seu próprio consultório, já que o foco é o bem-estar dos pacientes.

Livros:

1. Marketing em organizações de saúde, de Antônio Carlos Kronemberger, Antonio Mauro S. Chagas Bicalho, Ricardo Franco Teixeira e Wagner C. Padua Filho. Editora FGV, 2010.

2. Marketing Estratégico para a Área da Saúde, de Philip Kotler, Joel Shalowitz e Robert J. Stevens. Bookman, 2010.

3. Estratégias e Plano de Marketing para Organizações de Saúde, de Valdir Borba. Guanabara Koogan, 2009.

4. Se Disney administrasse seu Hospital – 9 ½ coisas que você mudaria, de Fred Lee. Bookman, 2009.

Deixe seu comentário