Porque investir na capacidade analítica do seu negócio

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Logo os dispositivos realmente nos dirão o que fazer para manter a saúde. Como os hospitais e clínicas poderão utilizar estes dispositivos?

É preciso aprender a estruturar essa quantidade de informações que está por aí. O tema Big Data já está presente na área de health care com o painel genômico, dispositivos médicos, observações clínicas pessoais, e traz informações sobre o que os pacientes fazem fora dos nossos sistemas também.

Na área da saúde, costuma-se focar nos números da base – o que aconteceu? O autor Thomas H. Davenport e o professor Clayton Christensen em suas análises para esta área apresentadas nos eventos da HSM do Brasil afirmaram que é necessário focar mais no que o paciente pode fazer para prevenir, prescrever o que ele deve fazer para não chegar à doença.

Quanto mais você sabe sobre o seu paciente, mais mostra que você se importa. O paciente de hoje tem um perfil exigente, de quem reconhece o problema e procura por soluções individuais, com o máximo de personalização. Com a estruturação das informações que este paciente torna públicas, é possível oferecer tal personalização e até prever futuros problemas para resolvê-los de maneira proativa. O objetivo no uso de small e big data é tratar o paciente da forma mais eficaz.

Segundo pesquisa da Bain & Company, só 4% das mais de 400 empresas de diversas indústrias entrevistadas pelo mundo possuem capacidades analíticas avançadas, e elas superam os concorrentes com grandes margens de mercado. A pesquisa ainda aponta que essas empresas estão cinco vezes mais propensas a tomar decisões mais rápidas do que suas concorrentes.

Saber o valor do uso de small e big data é apenas o começo. O desafio das empresas de saúde é focar na questão do desperdício e mal uso das informações. Trabalhar a colaboração entre as áreas, treinar profissionais para análise de dados e colocar esses dados nas mãos de quem toma as decisões é o caminho para criar uma medicina realmente personalizada.

Deixe seu comentário