O tempo de espera do paciente – parte 01

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
Tempo_espera_paciente_1

A satisfação do paciente em um laboratório, clínica ou hospital é afetada por múltiplos fatores. Um deles é o tempo de espera. O fato é que as pessoas odeiam esperar, seja na fila do mercado, restaurante ou banco, mas no caso de laboratórios e hospitais a espera está atrelada a outro fator, a ansiedade, que compromete ainda mais o ato de aguardar, afinal a percepção sobre a espera é diferente e mais importante do que o tempo real da espera.

Ela pode gerar uma experiência negativa e pode ser um fator decisivo na hora de optar pelo local da próxima consulta ou exame. Sabemos que a espera é inevitável, mas podemos melhorar essa questão em dois pontos: reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência da espera.

Neste artigo vamos falar como reduzir o tempo de espera.

Agendamento

Já no agendamento do paciente podemos reduzir a espera em dois pontos – um no próprio agendamento e outra no dia da consulta. Com um software que tenha um agendamento inteligente com múltiplos procedimentos combinados, sugestões de melhores locais, datas e horários, aquele famoso “só mais um minutinho que estou vendo a melhor opção” será automatizado e a opção não precisará desses famosos “minutinhos”.

No dia do atendimento, aquele agendamento efetuado pelo software com alinhamento de horários levando em conta conflitos entre preparos e restrições customizadas de horários, locais e profissionais agilizam a agenda das salas, reduzindo atrasos.

Autoatendimento

Os totens de autoatendimento agilizam a rotina de hospitais e laboratórios. Alguns totens só separam as senhas por setor enquanto em outros o paciente fornece informações relevantes como nome, data de nascimento e convênio, buscando seu registro que só precisa ser checado pela recepcionista, dando agilidade ao atendimento. Em casos de laboratórios, é possível até dar uma senha prioritária ao paciente que o exame está próximo, não alterando o andamento da agenda.

Atendimento

Com um software de atendimento pensado para a rotina da área da saúde, o hospital e o laboratório ganham tempo com o registro único, eliminando o retrabalho na identificação dos pacientes. Além disso, a equipe de atendimento também pode selecionar procedimentos de forma rápida através de busca otimizada e sinonímia, reduzindo muito o tempo na hora do atendimento.

Entrega de laudos via internet

Outro tempo de espera – e não só de espera, se considerarmos o tempo de deslocamento – que pode ser evitado é na retirada dos laudos. Disponibilizar os laudos e imagens de pacientes pela internet, além de reduzir a espera do paciente pode ser muito vantajoso para hospitais e laboratórios, mas para este outros casos temos outro artigo (veja).

Essas soluções são bem efetivas e podem reduzir impressões negativas por conta da espera. No próximo artigo, vamos falar de como melhorar a experiência na espera.

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