Desperte a confiança e a fidelidade dos seus clientes

quinta-feira, 24 de março de 2016
Fidelidade dos clientes

A qualidade dos serviços prestados é fundamental mas não é o único fator para garantir o sucesso de uma organização de saúde. É necessário que médicos e pacientes confiem no trabalho da sua organização.

Simon Sinek, autor do livro Por quê? Como motivar pessoas e equipes a agir, codificou a forma como grandes líderes pensam, agem e comunicam-se e o resultado é o sucesso da prática de começar pelo porquê. Segundo Sinek, em geral “as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”.

É muito fácil saber o que uma organização faz e quais são os seus diferenciais. O “como faz” é muito utilizado em apresentações e estratégias de marketing para destacar o seu negócio dos seus concorrentes. Mas poucos sabem e/ou utilizam o motivo de fazer o que e como fazem para influenciar clientes, e até funcionários. As manipulações podem gerar vendas no curto prazo, mas a lealdade é um desafio de longo prazo.

Sinek explica que quando nos comunicamos pelo porquê estamos falando diretamente com a parte do cérebro que controla a tomada de decisão, o cérebro límbico. Como racionalizar sentimentos é muito difícil, acabamos recorrendo a parte de linguagem do cérebro para racionalizar as decisões e assim o como parece justifica-las melhor. Ele acrescenta ainda que serviços de qualidade e lucro não são o porquê de uma empresa, são seus resultados. O porquê é o propósito para a criação do seu negócio, como, por exemplo, mudar um paradigma.

Então, para que seus clientes queiram fazer parte da sua proposta, você pode começar definindo a sua causa, o propósito da sua organização. Seja uma clínica, um laboratório ou um hospital, faça seu negócio partir de uma crença. E para que ela não seja esquecida, sua equipe não deve ficar restrita apenas a tarefas e serviços, ela deve estar engajada e fazer parte desse porquê. A lealdade deve ser construída a partir de dentro.

Partindo do “porquê”, as questões de “como” e “o quê” seus funcionários e sua organização fazem servirão para provar a sua causa. Quanto mais claros o propósito e o como, mais autênticos serão seus serviços, inspirando confiança e fidelidade dos seus clientes internos e externos.

Para ler:
Por quê? Como motivar pessoas e equipes a agir, de Simon Sinek. Editora Saraiva, 2012.

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